Saúde

O sabor amanteigado da pipoca pode causar Alzheimer

Cientistas atestam que o flavorizante que dá o sabor amanteigado à pipoca e demais alimentos e bebidas pode causar doença de Alzheimer. Diacetil, aromatizante químico, é comum também em margarinas e óleos comerciais. Diacetil já é conhecido por danos causados ao pulmão de pessoas que trabalham em fábricas de pipocas para microondas, o que fez muitos fabricantes a retirarem a substância do produto.
Esse composto estimula o acúmulo de proteínas beto amiloides, que desenvolvem a doença e além disso, o diacetil impede uma proteína chamada glioxalase de chegar ao cérebro. Isso diminui a proteção das células nervosas e pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Fonte: WebMD


10 alimentos para a memória

Morango: Morango contém a fisetina e é um nutriente que segundos estudos recentes tem uma substância induz a diferenciação das células nervosas.
Quinoa: Esse superalimento tem em seus nutrientes a proteína, o ferro, o cálcio, as vitaminas do complexo B e o ácido graxo ômega 3, que compõe a membrana externa das células cerebrais, sendo essencial para uma troca rápida de mensagens no cérebro.
Linhaça: Uma fonte aliada ao emagrecimento, pelo seu poder de saciar quem a consome. No entanto, por ser rica em ômega 3, ótima para a memória. Uma dica é a conservação do alimento deve ser em vidros escuros e local fresco.
Chia: Tem o dobro de ômega 3 contido na linhaça, pois também ser rica em fibras, cálcio e ferro, anti-inflamatório do corpo e de melhora da concentração e memória. Essa semente é contraindicada apenas a idosos e pessoas com diverticulose (doença que causa problemas na parede intestinal), devido às fibras. 
Salmão: Uma ótima fonte de ômega 3 e os outros benefícios do alimento são a redução dos níveis de colesterol, melhoria no funcionamento do coração e aumento na eficiência dos receptores de serotonina no cérebro, proporcionando um humor bem melhor.
Tomate: Assim como o morango, o tomate é rico em fisetina e ainda possui licopeno, um antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres e previne doenças como o câncer. Tomate também melhora da qualidade do sono e o combate ao envelhecimento precoce.
Uva: Elas também contém fisetina e asuvas vermelhas e roxas são ricas em flavonoides, onde influenciam na regulação da morte de neurônios e na regeneração dessas células. E são úteis para quem busca lutar contra inflamações, hemorragias, alergias e prevenir o câncer.
Chás: O verde, branco e vermelho são ricos em flavonoides. O chá verde tem ainda mais uma boa vantagem, para quem quer perder peso. Por ser uma substância termogênica, ele acelera o metabolismo, facilita a queima de calorias e, consequentemente, o emagrecimento.
Carne de Fígadp: A vitamina B12 é um dos compostos indispensáveis para a formação do sangue, o bom desenvolvimento do sistema nervoso e na prevenção de doenças do coração e do cérebro, como o derrame, mas ela também pode ser encontrada em carne de porco, ovos, ostras e leite.
Ovo: Saúde mental, melhor aprendizado e memória boa são alguns dos efeitos positivos da colina, substância presente na gema do ovo, segundo estudos. Essa ajuda é vista principalmente no envelhecimento, já que ela protege as células do cérebro enquanto o corpo sofre com o passar do tempo. Além desse benefício, a colina ainda é positiva para a saúde dos olhos e, junto com ela, o ovo traz boa quantidade de ácido fólico, que atua no combate à anemia e na prevenção de doenças cardiovasculares e do mal de Alzheimer. 

Nenhum comentário :